Maçonaria na Grande Loja Nacional Portuguesa.
A Maçonaria, com uma existência de 300 anos e com a adopção da Grande Loja Nacional Portuguesa às suas raízes, à Tradição, destaca-se como a Obediência maçónica Tradicional, de raiz Regular, que pratica o rito mais difundido no mundo: o Rito Escocês Antigo e Aceite.
Este rito define a identidade da Grande Loja Nacional Portuguesa e orienta o seu funcionamento.
O Rito Escocês Antigo e Aceite possui uma escala de 33 graus, sendo os três primeiros graus atribuídos pelo Grande Loja Nacional Portuguesa e os seguintes, com total independência e autonomia, pelo Supremo Conselho de Portugal.
O estatuto de Obediência confere-lhe o poder de aceitar um funcionamento democrático nas Lojas da Obediência.
Todas as lojas da Grande Loja Nacional Portuguesa são lideradas por um Venerável Mestre e um Colégio de Oficiais, eleito anualmente pelos Irmãos Mestres da Loja.
Realiza-se anualmente uma sessão de Grande Loja, convocadas pelo seu Grão-Mestre, para reunir os delegados de cada loja, onde a ordem do dia abrange questões relacionadas com o funcionamento da obediência.
De dois em dois anos, os Irmãos elegem o Grão-Mestre e o Grande Tesoureiro.
Como Maçon na Grande Loja Nacional Portuguesa, trabalha-se para a glória do Grande Arquiteto do Universo, interpretando isso de acordo com as suas crenças ou sensibilidade.
A obediência atribui grande importância ao respeito pelo livre arbítrio de cada irmão.
Se tem ponderado sobre a sua adesão à maçonaria e acredita que é altura de se envolver na Arte Real, existem várias formas de o fazer:
Pode pedir a um irmão do seu círculo para propor a sua candidatura.
Pode apresentar a sua candidatura preenchendo o formulário que se encontra na página deste site.
Um membro de uma Loja irá entrar em contacto consigo para agendar a sua primeira entrevista.
A Maçonaria: uma evolução do espírito
Tornar-se maçon é, antes de mais, aceder a uma elevação intelectual, moral e espiritual, com total liberdade de opinião política ou religiosa.
É juntar-se a uma ordem que lhe abre as portas para a descoberta de si mesmo, visando o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e consciência.
É abraçar os princípios da Tradição, do Humanismo e da Espiritualidade.
Ao decidir bater à porta de uma loja, desencadeia-se uma jornada iniciática que o acompanhará ao longo da sua experiência maçónica.
Inicia-se um percurso vasto, repleto de conhecimentos diversos, caracterizado pela humildade e fraternidade.
Comentarios