Reflexões sobre a MAÇONARIA REGULAR E TRADICIONAL | dezembro de 1996 | Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal
I - Os maçons da Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal (Grande Loja Nacional Portuguesa em 09.03.2000) trabalham à Glória do Grande Arquitecto do Universo. Utilizam o Rito Escocês Antigo e Aceite que tem um estudo e desenvolvimento lento e progressivo.
II - De acordo com as tradições da Ordem, as Três Grandes Luzes da Maçonaria são colocados no altar das Lojas: o ESQUADRO, o COMPASSO e o VOLUME DA LEI SAGRADA. Estas são as obrigações dos maçons.
III - A Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal (Grande Loja Nacional Portuguesa) proclamou a sua lealdade inabalável e total devoção à Pátria.
IV - A Grande Loja e suas Lojas não se envolvem em qualquer controvérsia relativa a questões políticas ou religiosas. Mas, permite que estas questões sejam apresentadas nos Ágapes, para instrução dos Irmãos. E as discussões sobre esses temas nunca devem ser avaliadas ou votadas.
V - Quanto aos outros princípios que não os especificados acima, a Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal leva em conta as “Old Charges”, particularmente pelo respeito das tradições da maçonaria. A Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal coloca uma prática séria e escrupulosa do Ritual e Simbolismo como um meio de acesso ao conhecimento.
VI - A Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal aceita os homens com a crença em "Deus", mas não determina a crença. A Constituição da Grande Loja garante esta aceitação.
VII - O Grande Arquiteto do Universo é um Princípio que deve ser preservado conforme a liberdade de consciência de cada homem para respeitar os textos fundadores da alvenaria tradicional.
Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal (Grande Loja Nacional Portuguesa) | Reflexões
Kommentare