Uma Breve Visão do Solar dos Condes de Vinhais.
Arq. Civil / Imóvel de Interesse Público
O solar dos Condes de Vinhais, edificado numa zona central de Mirandela, é uma construção que remonta, certamente, ao século XVIII.
De planta longitudinal, apresenta fachada principal seccionada em três corpos. Os das extremidades, simétricos, são abertos no piso térreo por cinco portas a que corresponde igual número de janelas no andar nobre.
Ao centro, o eixo formado pela porta e pela janela de sacada, ambas de verga recta, é acentuado pelo brasão de armas dos Condes de Vinhais que faz elevar a linha do telhado. Na extremidade direita, uma escadaria de granito, iniciada com coluna e rematada por uma esfera armilar com o brasão adossado, permite o acesso à varanda alpendrada, suportada por colunas coríntias.
Uma outra varanda corrida ocupa o piso térreo do alçado posterior.
O título de Condes de Vinhais foi instituído por D. Maria II, em 20 de Janeiro de 1847, a favor de Simão da Costa Pessoa, natural da localidade de Vinhais e com uma carreira militar de relevo, que já anteriormente havia sido distinguido com os títulos de Barão e Visconde.
Já no decorrer do século XX, mais precisamente em 1959, o imóvel era a sede da Mocidade Portuguesa e da Legião Portuguesa, passando a seguir para o Instituto do Emprego e Formação Profissional que aí se manteve desde 1975 até 1992.
Actualmente é a sede da Grande Loja Nacional Portuguesa, criada em 2000, funcionando no seu interior a biblioteca e o museu de arte maçónica.
Fonte: DGPC
Comentarios