Celebrando o Renascimento
Caros leitores do site da Grande Loja Nacional Portuguesa,
É com grande alegria que nos reuniremos, em breve, para celebrarmos o Solstício de Inverno, um fenómeno astronómico marcante que simboliza a transição entre a escuridão e a luz.
Este ano, no dia 22 de dezembro de 2023, quarta-feira, às 03h27, testemunharemos o início do inverno no hemisfério norte e o florescimento do verão no hemisfério sul.
O Sol atinge a sua maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador, marcando o Solstício de Inverno.
Esse será o dia mais curto do ano, apresentando-nos a noite mais longa. Contudo, é também a partir desta data que a luz começa a prevalecer sobre a escuridão, simbolizando a vitória da luz sobre as sombras, um motivo de esperança e renascimento.
Na antiguidade, os nossos antepassados reconheciam o Solstício de Inverno como um momento especial, celebrando a promessa da luz que retornava às suas vidas.
É um lembrete poderoso de que, mesmo nos tempos mais sombrios, a luz está sempre a caminho, e a esperança persiste.
A palavra "solstício" carrega consigo um significado profundo, traduzindo-se como "sol parado".
Neste momento celestial, o Sol parece pausar antes de iniciar o seu percurso de renovação.
Da mesma forma, podemos refletir sobre as nossas vidas, pausar para celebrar as nossas conquistas e prepararmo-nos para os desafios que virão.
Que o Solstício de Inverno que se aproxima seja um momento de reflexão, renovação e união fraterna.
Que a luz que começará a crescer a partir desse dia ilumine os nossos corações e mentes, guiando-nos através das estações que virão.
Com calorosas saudações maçónicas,
Nuno Tinoco
Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa
Comments